Vita Hábil - Soluções em Reabilitação

Afinal, o que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma profissão da aréa da saúde, regulamentada a nível superior e tem como alvo principal de intervenção a disfunção ocupacional.

O tratamento se dirige para dificuldades no engajamento e participação nas ocupações e para atividades que o indivíduo atribui como significativas, desejadas ou necessárias, sejam estas em casa ou na comunidade. Essas dificuldades ocupacionais podem se mostrar presentes em qualquer fase da vida, ou por qualquer razão e em decorrência de uma série de causas, entre elas cognitivas, motoras, educacionais ou sociais, o que acaba por interfeir significativamente na qualidade de vida da pessoa.

O papel do terapeuta ocupacional está relacionado com a educação, emoções, desejos, potencialidades, organização de tempo e conhecimento do corpo em atividade, com o intuito máximo de facilitação, promoção, prevenção, desenvolvimento, tratamento, adaptação, inclusão e recuperação de pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, educação, trabalho, brincar/ lazer ou interação social, melhorando não só o seu desempenho funcional e reduzindo suas desvantagens, bem como à rede familiar e social da pessoa assistida.

A intervanção prática da T.O. foca as atividades humanas e o ambiente que o cerca, fazendo uso de diferentes técnicas, baseadas nas atividades de interesse do indivíduo, que podem variar das mais simples, como fazer a barba, escovar os dentes, cortar as unhas e comer, às mais complexas, como cuidar de uma criança, frequentar a escola, administrar o lar, cuidar da saúde ou dirigir uma empresa.